O exame:
Os raios-x são ondas eletromagnéticas que atravessam materiais de baixa densidade, sendo absorvidos por corpos de alta densidade, como o cálcio encontrado em nossos ossos. As imagens geradas por estes equipamentos permitem realizarmos uma investigação em órgãos e estruturas diversas.
Uma radiografia digital apresenta resultados mais rápidos e, dentro de apenas alguns segundos, já é possível enviar os exames para que sejam laudados. Possui também condições de edição de imagem, que ajuda muito em melhorias na qualidade do exame.
Como é feito
O operador posicionará o paciente conforme a região a ser examinada e fará a exposição. Os raios X emitidos atravessam o paciente, a sua estrutura óssea e corporal, de modo a formar as imagens. Estas informações são, então, digitalizadas e transformadas em uma imagem.
Informações básicas
No dia do exame, procure utilizar roupas práticas e fáceis de vestir, sem botões, zíperes ou enfeites metálicos. Se for necessário, você usará um avental.
Se existe a possibilidade de estar grávida, não será permitida a realização do exame.
Exames anteriores
Para que seja realizada a comparação entre os exames atuais e anteriores, e demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que o paciente traga os exames realizados anteriormente.